sábado, 29 de janeiro de 2011

Você já participou de algum assédio moral ?


Expor alguém  a situações  humilhantes, depreciativas e constrangedoras,  de forma repetitiva e prolongada  é um crime chamado  Assédio Moral.  Ainda não é muito conhecido em nosso país, mas percebido e sentido pelas vítimas, que se sentem mal com a situação, embora não saibam defini-la.   Demonstrar insatisfação com o que seria  "apenas uma brincadeira'  - como acontece no ambiente de trabalho, ou nas escolas, por exemplo -poderia evidenciar insegurança.   Preferem suportar sorrindo.

Normalmente os agressores alucinados escolhem pessoas frágeis, fáceis de serem agredidas com 'sucesso'. Porém, seja quem for o escolhido para o ataque, atinjam ou não seu objetivo mórbido, o assédio moral é evidente ao menos na intenção  de anular o outro pela imposição, pela agressão, às vezes dissimulada, outras vezes às claras para quem quiser ver. 

A  insistência,  a repetição cansativa na agressão e  no deboche muitas vezes destrói a vítima. Há casos, por exemplo, em que pessoas acabam perdendo o emprego. Por não suportar mais o assédio, elas pedem demissão.  O assédio moral, impiedoso, está sempre ao nosso lado e, diversas vezes, participamos ao rir e  transformar a maldade em divertimento, sem perceber seu verdadeiro significado. 
Dois exemplos:
  • O chefe direto de uma conhecida - chefete, melhor dizendo - fazia com ela constantes  'brincadeiras'  sobre sua constituição física, por não ser aquela típica brasileira bunduda.  Todos em volta achavam graça com as piadinhas constantes, inclusive ela que se sentia cada vez mais constrangida.  A situação foi se agravando até que ela passou a evitar os locais em que ele poderia estar.   Não havia um único colega que percebesse a malícia embutida nas brincadeiras e, muito menos, o mal que eles próprios causavam com as risadas .  Quando não suportou mais, ela pediu demissão e passou mais de um ano à procura de outro emprego. 
  • Quando criança, entrou em nossa turma no colégio uma menina mulata(*) e aparentemente com bem mais idade que os outros.   A  líder da turma começou com umas brincadeirinhas - maldosas e bem desagradáveis - que levava todos às gagalhadalhas.  A menina não dizia nada, não fazia nada.  Só ouvia.  Como na  época era uma  pateta, talvez  sentisse tanto quanto ela e agia da mesma forma que ela. Mas isenção nunca foi solidariedade.   Maria Celeste, o nome dela, um dia sumiu, não voltou mais.   Com pouco tempo saiu do colégio.  Não lembro o nome de nenhuma das outras crianças, mas o nome dela  nunca esqueci.  Dizem as boas línguas que, justamente por conta de sua ingenuidade,  às vezes as crianças cometem maldades 'sem perceber'.   
(*) que não me venham os adeptos da substituição da palavra negros por  afro-brasileiros dizer que chamar alguém de  'mulata' é ofensa.  Quem ofende são aqueles que vêem  uma denominação natural como se fosse xingamento. 



5 comentários:

  1. Prêmio Gorbachev para Lula


    E o vencedor é...
    Lula, Bono e Spielberg entre homenageados do 1º Prêmio Gorbachev


    EFE
    Lula, Bono e Spielberg entre homenageados do 1º Prêmio Gorbachev
    Moscou, 10 mar (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vocalista do U2, Bono, e o cineasta americano Steven Spielberg, são alguns dos nove homenageados com o Prêmio Mikhail Gorbachev em sua primeira edição, conforme anunciou nesta quinta-feira o último dirigente soviético.
    Lula, que deixou o cargo em janeiro passado, receberá o prêmio em uma das três categorias do prêmio, criado pela Fundação Gorbachev pelo 80º aniversário do ex-líder soviético, no dia 2 de março, segundo informaram as agências russas.
    Na categoria "Perestroika" (Reconstrução), "Pela contribuição ao desenvolvimento da civilização global", receberão o prêmio Lula; o cientista britânico Tim Berners-Lee, considerado o precursor da internet, e o empresário americano Martin Cooper, criador do telefone celular.
    Lula, considerado o homem mais influente do mundo pela revista "Time" em 2010, foi eleito por "mudar o mundo no início do século XXI ao dirigir o renascimento de seu país".
    Bono, Spielberg e o fundador do canal de notícias "CNN", o americano Ted Turner, são os três vencedores do prêmio "Glasnost" (Transparência), adjudicado "pela contribuição ao desenvolvimento da cultura em um mundo aberto".
    Finalmente, o cientista e empresário americano de origem russa Sergey Brin, um dos fundadores da gigante Google; o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas e o engenheiro queniano Evans Wadongo, criador de lâmpadas solares para os pobres, obtêm o prêmio na categoria "Uskorenie" (Aceleração) "pela contribuição ao desenvolvimento da ciência e tecnologia modernas".
    Gorbachev, que anunciou os nomes durante uma cerimônia na residência do embaixador britânico em Moscou, explicou que a entrega dos prêmios será realizada no dia 30 de março no Royal Albert Hall em Londres.
    http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=27958965

    ResponderExcluir
  2. E o post (o primeiro deste blogue) em que publica uma comunicação pessoal entre você, Jurema, e eu, Isaque, ainda permanece lá.

    Fizeste alguma promessa, por acaso? Aliás, uma que lembro foi aquela segundo a qual irias tirar, em seguida (na ocasião) o tal post.

    Isso já se configura em um assédio moral: publicar (com modificações) conversas privadas.

    bla bla bla.

    ResponderExcluir
  3. eu sofrei assédio moral onde trablhava SINDICATO DOS METALURGICOS DE SANTO ANDRE E MAUÁ.adoeci, faço tratamento com psiquiatra, tenho 50 anos, como se trata de sindicato todo mundo tem medo, eu entrei no facebook e detonei o meu chefinho, após pedir para ser demitida, Sofri um bucado lá mas não sei nem como proceder pois como setrata de sindicato todo mundo pode ser comprado

    ResponderExcluir